Doação de Medula Óssea

1
Olá meninas (os), hoje o assunto a ser tratado aqui é sério e de interesse social. Nós como uma via de comunicação com o público temos o dever de sair do nosso mundinho confortável, de parar de olhar apenas para o nosso umbigo, e perceber os problemas que afligem o mundo a nossa volta.

Um deles é a falta de doadores de Medula Óssea. A maioria por falta de informação, por preconceito ou por achar que esse problema não o atinge. Por isso, hoje vou tentar explicar um pouco do que vi em uma palestra realizada no meu curso nessa semana.
Primeiramente vou falar de forma bem simples o que é a tão esperada medula óssea: Ao contrário de que muita gente pensa, medula óssea não passa do tão popular tutano que temos dentro dos nossos ossos, ele é responsável pela parte imunológica e pela fabricação de alguns componentes do nosso sangue, fundamentais para um corpo sádio.

E antes que vocês me perguntem, ele  não é retirado de dentro da Coluna!! Não confundam Medula Espinhal com Medula Óssea.

A extração desse tutano pode ser feita através de duas formas:

Após ter tomado anestesia geral ou local (o paciente escolhe o melhor processo), é retirado com uma agulha nas nádegas, o efeito colateral é uma pequena dor no corpo, como um sintoma de gripe. O processo dura em média 40 minutos.

O outro método e através da maquina de Hemodiálise, após cinco dias tomando um remédio para estimular a produção das células-mãe, ao ser conectado a máquina ela filtra todas as células procuradas que estão presentes no sangue. O processo dura em média 4Hrs.

Após 15 dias a medula já está totalmente reposta.

Atualmente no Brasil 1.013 pessoas estão na espera de um doador compativel, em estado de isolamento. No Rio de Janeiro fica instalada a Redome (Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea), com aproximadamente 2.500.000 de pessoas cadastradas para serem doadores.

Vocês devem estar se perguntando, se há 2.500.000 de pessoas querendo doar e 1.013 pessoas precisando dessa medula porque o transplante não é feito??

O problema é que é muito difícil se encontrar um doador 100% compativel, como é necessário, por causa da miscigenação do povo brasileiro.

Por isso é tão importante a conscientização de todos, para que esse número diminua cada vez mais, e que menos pessoas passem por uma situação tão complicada.


Tão complicada que muitos a levam com muito humor e depois como lição de vida. Assistam o vídeo vale muuito a pena:


 Só lembrando para ser doador, precisa ter maior de 18 anos, ser sáudavel, não ter HIV positivo, e nem Hepatite C. Mas se você não pode contribuir doando, faça como nós do blog, que ainda somos menores, divulgue essa causa nas redes sociais, nos blogs, fale com a sua família e amigos, todos devemos estar unidos nessa luta.

Bjoka

1 comentários:

Paolla Milnyczul disse...

Maravilhoso! Também apoio a campanha!!

Paolla

Postar um comentário